sábado, 25 de outubro de 2008

Ação Urgente - NICARÁGUA

Cresce na Nicarágua a criminalização dos movimentos sociais pelo governo Ortega, principalmente a ação de perseguição contra feministas, suas organizações e movimentos. No momento, o Movimento Autônomo de Mulheres (MAM) tem lideranças perseguidas e na segunda semana de outubro teve sua sede invadida pela polícia. Assine a carta de repúdio dirigida ao governo nicaraguense.

Nos meios de comunicação, o Governo Ortega desenvolve campanha de desqualificação do feminismo e das feministas acusando-as de estarem associadas à CIA e de atuarem contra um governo que seria revolucionário. Além disso, o Governo, numa ação de caráter fundamentalista e anti-feminista, também têm acusando as militantes do movimento de serem pouco femininas e de fazerem apologia ao crime (pela ação feminista pela legalização do aborto no país).

Este mês, no mesmo dia (11 out 08) que a polícia foi acionada pelo governo para invadir a sede do MAM, a rádio oficial da Nicarágua convocava a população para participar ativamente deste ato, dirigindo-se à sede do MAM. Com a convocatória oficial - que poderia ter provocado ações de linchamento - o Governo Ortega demonstrou o quanto deliberada e planejada foi essa invasão.

Cria-se portanto na Nicarágua, com este cerco, um ambiente fascista de perseguição e delação de integrantes de movimentos sociais, que se amplia e passa a atingir todos os outros movimentos que saem em defesa das feministas ou de qualquer pessoa ou instituição que critique ações do governo.

Frente a esta situação, o movimento feminista latino-americano está engajado numa coleta de assinaturas para uma carta dirigida ao governo Daniel Ortega.

Nenhum comentário: